Sábado a tarde, cursinho preparatório, intervalo da aula. Ponho-me a fazer algumas palavras cruzadas enquanto bebo um copo de café para me manter acordado, porém me mantenho atento ao diálogo das pessoas ao meu redor. Em um momento, uma aluna se põem diante da turma conversando com um grupo de colegas, ela falava sobre dinheiro e felicidade, resolvi parar o que fazia e prestar atenção em sua palavras. Ela disse que leu em uma pesquisa sobre a relação de dinheiro, ou melhor, salário e a felicidade, que provavelmente deve ser essa AQUI. Prosseguindo, ela dizia que de acordo com a pesquisa, as pessoas eram mais felizes de acordo com o salário que elas ganhavam. As pessoas mais felizes ganhavam aprtir de R$11.000,00 por mês, logo ela tava tentando os concursos "tops" pra conseguir ser feliz...
A primeira coisa que eu fiz, foi rir, mas por dois motivos: o primeiro é que cerca de 1% da população do Brasil deve ganhar um salario apartir desse valor, logo, quase niguém é feliz? O segundo foi a afirmativa: "quanto mais dinheiro, mais felicidade", isso me deixou um pouco triste e a pensar. Esse papo de dinheiro e felicidade já é velho, mas sempre rende intensos debates e agora é minha vez de discorrer sobre esse assunto, apesar de já ter falado sobre o assunto em outros tópicos, vou tentar realizar uma analise mais completa.
Vivemos em uma sociedade na qual desde que nascemos somos induzidos a acreditar que acumular riquezas é ser feliz, portanto somos criados para consumirmos constantemete. Já percebeu quando tempo nos dedicamos nossa vida com o objetivo de ficarmos ricos? Quantos bons exemplos de sucesso a mídia nos vende? Silvio Santos, Eike Batista, Bill Gates... entre outros, enfim muita gente sonha em ser igual a esses caras e ter muito dinheiro um dia pra fazer todas as viagens dos sonhos, ter uma ótima casa, um carrão e muito mais. Já parou pra pensar o quanto isso lhe custa? A sua vida! Afinal você é quem esta se matando de estudar e/ou trabalhando para esse fim. Nada contra trabalhar e estudar, isso é fundamental para o ser humano, mas acho errado faze-lo com o objetivo de ser rico. Por que? Porque você não vai conseguir, só vai desperdiçar muitos momentos preciosos de sua vida tentando... Você no máximo terá uma vida confortável, sem exageros, que é o que todos deveriam ter. Já ouviram aquela piadinha: "Queria ser pobre ao menos um dia, porque ser pobre todo dia é triste!" As pessoas não deveriam ser educadas com a mentalidade de serem ricas pra serem felizes, e sim, de serem felizes para serem ricas, não de dinheiro, mas de virtudes. Já viu como é difícil ter dinheiro? Isso faz a vida ser um tanto complicada assim... ter dinheiro demanda muito esforço e através do seu esforço na realidade você enrriquece a alta sociedade, os ricos se enrriquecem cada vez mais.
Um exemplo disso, é o que está acontecendo na Inglaterra atualmente, clique AQUI e leia uma excelente entrevista com o sociólogo Zygmunt Bauman, onde ele fala do "motim dos consumidores excluídos", que no Brasil corresponde a grande maioria da população.
Deveriamos não ser ricos, mas ter uma renda mediana e quem é rico também deveria abrir mão dos seus luxos e "descer um pouco o nível". A única diferença entre o rico e pobre, é que o primeiro teve oportunidade. Enquanto houver tanta desigualdade social, haverá insatisfação entre as pessoas. Se você diz para uma pessoa que para ser feliz você tem que ser rica e não dá condições para ela ser rica, que sentido isso tem? Já que não dá pra ser rico, pra que insistir na mesma idéia eternamente? Na minha opnião, como já disse anteriormente, a sociedade não deveria cultuar o "status social". Obviamente quem tem grana tem muito mais benefícios e oportunidades... mas como corrigir isso? Tal tarefa levaria a uma grande mudança, uma revolução, a qual já aconteceu porém não acabou bem, pois no final "alguns animais continuaram sendo mais iguais que os outros" e o capitalismo venceu. No entanto, tenho confiança que um dia o mundo vai se conscientizar, que a felicidade se baseia em valores humanísticos e igualitários, porém acho que não estarei mais vivo para vivenciar essa mudança.
Deixo aqui alguns trechos de dois músicas do Pink Floyd que dissertam sobre o tema desse post:
Pink Floyd - Time
E você corre e corre para alcançar o sol mas ele está se pondo
E girando ao redor da Terra para nascer atrás de você outra vez
O sol é o mesmo de uma forma relativa, mas você está mais velho
Com pouco fôlego e um dia mais próximo da morte
Cada ano está ficando mais curto, você parece nunca ter tempo.
Planos que dão em nada ou em meia página de linhas rabiscadas
Pink Floyd - Money
Dinheiro, fuja.
Arrume um bom emprego com um salário melhor você fica OK.
Dinheiro, é um gás.
Agarre essa grana com as duas mãos e faça um estoque.
Carro novo, caviar, sonhos acordados de quatro estrelas.
Acho que comprarei um time de futebol para mim.
PS: "Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros" - é uma citação do livro Revolução dos Bichos de George Orwell